O fim da pandemia pode estar à vista, depois que os fabricantes anunciarem que uma vacina líder Covid-19 é mais de 90% eficaz – um desempenho muito melhor do que os especialistas esperavam.
Os desenvolvedores – Pfizer e a empresa alemã BioNTech – saudaram os resultados preliminares como um “grande dia para a ciência e a humanidade”. Sua vacina foi testada em 43.500 pessoas em seis países – e nenhuma preocupação de segurança foi levantada.
É um grande avanço na batalha contra a Covid-19, aumentando as esperanças de que a injeção esteja disponível para uso até o final do ano se receber luz verde das autoridades antidrogas. As empresas planejam solicitar a aprovação emergencial para o uso da vacina até o final de novembro.
‘Grande dia para a humanidade’

O mais promissor é a alta porcentagem de pessoas protegidas pelo jab Pfizer / BioNTech. Os reguladores disseram que aprovariam uma vacina que é apenas 50 por cento eficaz, protegendo metade dos que a recebem. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, nenhuma vacina é 100 por cento eficaz.
“Hoje é um grande dia para a ciência e a humanidade. O primeiro conjunto de resultados de nosso ensaio de fase 3 da vacina Covid-19 fornece a evidência inicial da capacidade de nossa vacina em prevenir a Covid-19 ”, disse o Dr. Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer.
“Estamos alcançando esse marco crítico em nosso programa de desenvolvimento de vacinas em um momento em que o mundo mais precisa, com taxas de infecção atingindo novos recordes, hospitais quase excedendo a capacidade e economias lutando para reabrir.”
É a primeira análise independente de qualquer vacina Covid-19 em testes avançados de fase 3 – o estágio final antes do licenciamento comercial em massa.
Porém, uma série de desafios permanece. Os resultados foram divulgados em um comunicado à imprensa e não são resultado de um estudo revisado por pares.
As dúvidas persistem sobre por quanto tempo a imunidade contra a Covid-19 dura, e a vacina tem que ser mantida em armazenamento ultrarrefecido abaixo de menos 80ºC, o que apresenta desafios logísticos.
No entanto, é a notícia mais positiva até agora na batalha contra o coronavírus – e aumentará as esperanças de que a vida será capaz de retornar a uma aparência de normalidade no início de 2021.