Superação e força: garoto filho de lavradores e criado na roça, agora é médico!

Superação e força: garoto filho de lavradores e criado na roça, agora é médico!
João Costa com os pais na graduação de medicina no último dia 28 de agosto. Reprodução Internet

João Costa tinha tudo para dar errado e se transformou num exemplo a ser seguido: filho de lavradores e quilombola, ele poderia ter se transformado em estatística. Mas ele resolveu seguir o caminho contrário e provar que é possível!

LAGARTO, SE – Ele tinha tudo para se tornar mais um número na estatística de um país que não prioriza a educação e muito menos quem luta e trabalha. João Costa nasceu filho de quilombola e de lavradores, foi criado na roça e agora se transforma em um profissional que vai ajudar a própria comunidade onde cresceu.

João se formou no último dia 28 de agosto na primeira turma de Medicina do campus de Lagarto da Universidade Federal do Sergipe (UFS), e será o novo médico do Povoado de Sítio Alto, que fica no interior do estado.

Durante a formatura ele fez questão de lembrar exatamente de onde veio, com humildade de admitir que conseguiu conquistar aquilo que parecia impossível, se levar em consideração estatísticas que mostram que o perfil dele está na base da cadeia estudantil e que pouquíssimas pessoas concluem com sucesso o ciclo de estudos.

“Negro, quilombola, filho de lavradores, nascido e criado na roça, filho do meio e integrante de uma família humilde composta por 11 irmãos e rodeada pela pobreza, chego ao fim de uma enorme batalha!”, disse.

Nada é fácil e ninguém diz que é. João tem pais analfabetos e viveu uma infância onde faltavam itens básicos, como roupas e alimentos. Ele estudou e muito. Dividiu seu tempo entre o trabalho na lavoura e os estudos para poder conseguir entrar na Universidade Federal.

João Costa, médico (Reprodução)

João era dedicado e sempre conseguiu boas notas na escola o que lhe fazia acreditar que o sonho não estava tão distante assim.

“Me destacava cada vez mais na escola, porque sabia que a única opção para uma ascensão social e financeira era por meio dos estudos”, lembra ele em entrevista ao site “Lagartense”.

Começou a trabalhar antes dos 17 anos, quando estava no 3º ano do ensino médio. Lutou diretamente contra a inveja e, principalmente, contra o preconceito.

Aos 17 anos ele foi aprovado em terceiro lugar no curso de Medicina da Universidade Federal do Sergipe, em Lagarto.

“Muitas vezes me questionava se seria possível, se eu era capaz. Recebi muitos comentários desencorajadores, de pessoas próximas inclusive, pelo fato de ser uma pessoa pobre, vindo da roça, negro e proveniente de escola pública. Conseguir cursar Medicina? Muitos consideraram improvável! Mas Deus e o destino foram maravilhosos comigo”, conta.

Nesse período, o estudante recebeu o benefício do programa de residência universitária disponibilizado pela UFS e uma bolsa permanência disponibilizada pelo MEC.

EXEMPLO A SER SEGUIDO

A história de João ganhou os quatro cantos do Brasil e é um exemplo a ser seguido. Ele participou de programas como o “Encontro com Fátima Bernardes”, na TV Globo e contou um pouco da história dele.

Fez questão de agradecer amigos e professores deixando claro que se fez médico na escola pública. “Tudo isso só foi possível porque eu acreditei e dei o melhor de mim!”, disse o agora médico.

“Ao contrário de grande parte dos colegas de curso, estudei todo o meu ensino fundamental e médio em escola pública, com suas deficiências estruturais e de corpo docente. Porém, o importante é que nessa caminhada tive a sorte de encontrar pessoas compromissadas e que honraram a profissão”, explica.

Ele ainda deixou um conselho em uma das entrevista em que falou e compartilhou a sua história:

“No pouco que vivi aprendi que quando as dificuldades baterem na sua porta deixe-as entrar! Nada melhor que os desafios para instigar a evolução humana. Acredito que se eu não tivesse tantas dificuldades não estaria me graduando em Medicina, curso ainda elitizado e estereotipado em nossa sociedade”, aconselha.

 

Paulo Sergio
ADMINISTRATOR
PROFILE

Carousel

Deixe um comentário

Seu email não será compartilhado em nenhuma hipótese! Algumas areas serão necessárias preenchimento *

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Últimos

Autores

Videos

English EN French FR German DE Italian IT Portuguese PT Spanish ES