O lendário ator escocês Sir Sean Connery, o primeiro ator a interpretar o renomado agente James Bond, morreu no sábado aos 90 anos.
Segundo relatos da rede britânica BBC, o ator morreu nas Bahamas, enquanto dormia, após ter ficado “doente por algum tempo”, disse o filho do ator ao outlet.
Connery foi o primeiro ator a trazer o lendário 007 para o cinema, personagem que interpretou sete vezes.
Nascido na capital escocesa, Edimburgo, em 25 de agosto de 1930, o ator ganhou um Oscar em 1988 na categoria de ‘Melhor Ator Coadjuvante’ por sua interpretação de um policial irlandês no filme ‘Os Intocáveis’ . Ele também ganhou dois British Academy Film Awards (Bafta Awards) e três Globos de Ouro.
Devido à sua contribuição para as artes, Connery foi premiado com o título de ‘cavaleiro’ pela Rainha Elizabeth em 2000.
Entre suas atuações mais reconhecidas está Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), onde interpretou o Professor Henry Jones, pai de Indiana; A caça ao Outubro Vermelho (1990), onde interpretou o capitão Marko Ramius; O nome da rosa (1986); Highlander, o último imortal (1986) e The Rock (1996), entre outros personagens.
Depois de ouvir a notícia da morte do ator, o primeiro-ministro escocês Nicola Sturgeon expressou suas mais profundas condolências.
“Quebrou meu coração saber esta manhã da morte de Sir Sean Connery. Nossa nação hoje lamenta um de seus filhos mais queridos. Sean nasceu em uma família de classe trabalhadora em Edimburgo e, graças ao talento e trabalho árduo, ele tornou-se um ícone internacional do cinema e um dos atores mais talentosos do mundo “, disse o oficial em uma série de tweets.