A Rússia relatou na segunda-feira mais de três vezes mais mortes por coronavírus do que o anunciado anteriormente, tornando-se o país com o terceiro maior número de mortes.
A agência de estatísticas russa Rosstat disse na segunda-feira que o número de mortes por coronavírus entre janeiro e novembro foi de 186.057 – um grande salto em relação aos números relatados anteriormente pelas autoridades de saúde de 55.265 mortes pela doença.
Eles não deram nenhuma explicação para a diferença, mas os números oficiais da Rússia geralmente vêm de autoridades de saúde com base nas mortes em que Covid foi a causa somente após uma autópsia.
Os números de segunda-feira de Rosstat e da vice-primeira-ministra Tatiana Golikova pareceram incluir todas as mortes ligadas ao coronavírus.
As autoridades de saúde russas registraram mais de 3 milhões de infecções desde o início da pandemia, colocando o número de casos do país como o quarto maior do mundo. Mas eles relataram apenas uma taxa de mortalidade muito mais baixa do que em outros países gravemente atingidos.
Moscou espera proteger uma economia nacional em dificuldades evitando um novo fechamento e, em vez disso, conter o surto da Rússia vacinando as pessoas em massa com sua injeção caseira de Sputnik V.
A Bélgica também se juntou na segunda-feira a uma lista crescente de países para lançar campanhas de vacinação Covid-19, enquanto uma nova variante do coronavírus que se acredita ser mais infecciosa se espalhou ainda mais, forçando mais nações a reimpor restrições economicamente prejudiciais.