As manifestações contra a violência policial que resultou na morte de George Floyd no início da última semana já são consideradas as maiores dos últimos anos nos Estados Unidos (EUA). O norte-americano foi vítima de um sufocamento policial que perdurou por cinco minutos. Desde então, protestos antirracistas tomaram conta do país.
Em Miami, assim como em outras cidades, a violência distorceu o tom pacífico dos protestos. Carros da polícia, por exemplo, foram incendiados na delegacia da cidade. A vulnerabilidade a qual propriedades e outros cidadãos poderiam ser submetidos levou o prefeito do condado Miami-Dade, Carlos Gimenez, a assinar uma “declaração de emergência” em nome dos 2,8 milhões de habitantes.

A medida de Gimenez, divulgada em sua conta oficial no Twitter, ordena toque de recolher das 22h às 6h em todas as 34 cidades que abrangem o condado e nas aéreas não registradas, desde a noite desse sábado, 30. “Apoio sinceramente os protestos pacíficos, mas, quando eles entram na ilegalidade, a tolerância é zero”, acrescentou o prefeito.
Ainda ontem, serviços de transporte como Metrorail, Metromover, Metrobus e GO Nightly foram suspensos para evitar novos focos de confronto entre polícia e manifestantes. Até o momento, não há confirmação se esses serviços estarão funcionando nessa segunda-feira, 1, embora a polícia esteja trabalhando para garantir a segurança dos usuários.
Mudanças na reabertura comercial

Neste domingo, 31, a hostilidade de parte dos manifestantes provocou alterações no calendário da reabertura econômica no condado de Miami-Dade, que é um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19, doença infecciosa causada pelo novo coronavírus. As praias, que deveriam reabrir amanhã, permanecerão fechadas até que o toque de recolher seja suspenso. Podem ser reabertas, no entanto, piscinas em locais privados. A expansão das acomodações dos hotéis é outro setor que poderá seguir com a reabertura.
Novos horários

O prefeito Carlos Gimenez atualizou, na tarde deste domingo, a ordem de emergência. Ele estendeu o horário do toque de recolher, que agora passa a ser das 21h às 6h, a contar da noite de hoje, dia 31 de maio. O novo horário, que estende ainda mais o tempo que os cidadãos devem permanecer em casa, seguirá até o fim da ordem de recolher.
Para cidades como Miami, o novo horário para recolhimento será ainda mais prematuro. “O toque de recolher na cidade de Miami começa às 20h”, disse.