Como já é de costume, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, utilizou o Twitter para se comunicar com os cidadãos norte-americanos. Desta vez, para dizer que a reabertura dos negócios está cada vez mais próxima. Trump informou, na manhã desta quarta-feira, 22, que o país “está voltando”, mas, segundo ele, “com segurança”.
Na última quinta-feira, 16, o presidente já havia anunciado um plano para a reabertura. A ideia é dividir esse plano em três fases, reabrindo o comércio em compatibilidade com a queda do número de casos da Covid-19.
O chefe do Executivo planeja, para a primeira fase, que os grupos de risco sigam em casa e os outros retornem ao cotidiano aos poucos. Na segunda, com limite de ocupação, retorno do funcionamento de bares e restaurantes. Na última, finalmente as pessoas dos grupos vulneráveis ao vírus voltariam às atividades do dia a dia.
O estado da Geórgia, por exemplo, já avançou na execução desse plano. Por lá, na próxima sexta-feira, academias e salões de beleza devem reabrir. Na semana posterior, cinemas e restaurantes. Os casos da Covid-19 nos EUA, no entanto, não param de subir.
De acordo com dados do site desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins, o país já possui 839.836 casos confirmados, com 46.079 mortos, o que coloca os EUA em primeiro lugar tanto no número de óbitos quanto no de pessoas infectadas no mundo inteiro.