Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov recebem o Prêmio Nobel da Paz de 2021

Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov são agraciados com o Prêmio Nobel da Paz por sua luta em defesa da liberdade de expressão.

jornalista filipina Maria Ressa e o jornalista russo Dmitry Muratov foram agraciados com o Prêmio Nobel da Paz 2021.

O Comitê norueguês Nobel reconheceu sua luta “para salvaguardar a liberdade de expressão, que é uma condição prévia para a democracia e a paz duradoura”, e observou que eles representam todos os jornalistas “que defendem este ideal em um mundo”, diz ele, em que a democracia e a liberdade de imprensa “enfrentam condições cada vez mais adversas”.

Ressa denunciou “o abuso de poder, o uso da violência e o aumento do autoritarismo” em sua terra natal, Filipinas. Em 2012, ela cofundou a Rappler , um meio digital de jornalismo investigativo, que ela ainda dirige e de onde provou ser uma “corajosa defensora da liberdade de expressão”. 

O meio de comunicação chamou a atenção crítica sobre a mortal campanha antidrogas do regime de Rodrigo Duterte e também documentou como a mídia social é usada para espalhar desinformação, perseguir oponentes e manipular o discurso público, explica o comitê baseado em Oslo em um comunicado.

Dmitry Andreyevich Muratov “tem defendido a liberdade de expressão na Rússia por décadas em condições cada vez mais difíceis ” , disse o comitê. Em 1993, foi um dos fundadores do jornal Novaya Gazeta, do qual é redator-chefe há 24 anos. 

Novaya Gazeta é o jornal mais independente da Rússia hoje, com uma atitude fundamentalmente crítica em relação ao poder.” Desde a sua criação, o veículo publica artigos sobre temas que vão desde corrupção, violência policial até prisões ilegais ou fraude eleitoral. 

O comitê lembrou que enfrentou perseguições e ameaças, que seis de seus jornalistas foram mortos desde a criação do jornal, incluindo Anna Politkovskaja. Portanto, o Prêmio Nobel da Paz 2021 foi para esses dois jornalistas que desempenharam papeis importantes em defesa do jornalismo livre.

Angélica Weise

Angélica Weise

Jornalista formada pela Unisc Mestrado em Tecnologias Educacionais em rede (UFSM) Mora em Santa Cruz do Sul (RS) - Brasil Escreve e lê sobre atualidades, política, tecnologia, educação entre outros assuntos.

Next Post

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist