Lockdown. Esse foi o nome que acabou definindo tantas vidas ao redor do mundo em 2020. E foi também eleito a Palavra do Ano pelo Dicionário Collins.
Collins define o bloqueio como “a imposição de restrições estritas sobre viagens, interações sociais e acesso a espaços públicos”, e o seu uso explodiu no ano passado.
O que é Lockdown?

“A linguagem é um reflexo do mundo ao nosso redor e 2020 foi dominado pela pandemia global”, disse Helen Newstead, consultora de conteúdo linguístico da Collins. E ainda esclareceu:
“Escolhemos o confinamento como nossa palavra do ano porque resume a experiência compartilhada de bilhões de pessoas que tiveram que restringir o seu dia a dia para conter o vírus. O bloqueio afetou a maneira como trabalhamos, estudamos, fazemos compras e nos relacionamos. Como muitos países entram em um segundo bloqueio, esta não é uma palavra do ano para comemorar, mas pode ser a que resume o ano para a maioria dos países do mundo. “
Outras palavras relacionadas à pandemia, como coronavírus, distanciamento social, auto-isolamento e licença também estavam na lista dos dez primeiros do dicionário.
A abreviatura BLM, de Black Lives Matter, também estava na lista. Definido por Collins como “um movimento que faz campanha contra a violência e opressão com motivação racial”, teve um aumento de 581% em seu uso.
Palavras anteriores do ano para Collins incluem greve climática em 2019, uso único em 2018, notícias falsas em 2017 e Brexit em 2016.