Que a atividade física é fundamental para a qualidade de vida não é nenhuma novidade. Mas novamente outro estudo vem reforçar o quanto o exercício físico pode ser um aliado contra o câncer
Diversos estudos já mostraram que uma vida fisicamente ativa oferece inúmeros benefícios para a saúde física e mental, mas também pode ser uma aliada na prevenção de doenças cardiovasculares e de certos tipos de câncer.
Estudo aponta exercício físico como aliado ao combate do câncer
O mais recente foi realizado por pesquisadores do Karolinska Institutet, na Suécia.
Na pesquisa encontraram uma explicação do poder do exercício para impedir o crescimento da doença num estudo com camundongos publicado na revista “eLife”.
Randall Johnson, professor da biologia molecular da instituição disse o seguinte:
“A biologia por trás dos efeitos positivos do exercício nos fornece conhecimento sobre como o organismo mantém a saúde, assim como nos ajuda a aperfeiçoar os tratamentos contra o câncer”.
Por que o exercício físico é um aliado na luta contra o câncer?
Os motivos são vários, um deles é a relação câncer-obesidade-exercício físico.
O excesso de peso tem efeitos negativos na saúde, principalmente devido a problemas cardiológicos e metabólicos. A obesidade está ligada à depressão, diabetes, hipertensão, colesterol, câncer e envelhecimento, portanto, é recomendado controlar o peso corporal.
O exercício físico é uma das grandes ferramentas que podem ajudar a controlar e reduzir o peso.
Outro motivo é que a atividade física pode ajudar os pacientes com câncer a se recuperarem melhor e a conviver com a doença com maior qualidade de vida.
A chave é adaptar a atividade física ao perfil de cada paciente, sua condição física e o tipo de câncer.
Benefícios da prática de exercícios físicos em pacientes com câncer
- Ajuda seu corpo a criar mais hemoglobina e mais defesas.
- Fortalece o corpo para melhor tolerar tratamentos e atacar o câncer.
- Os exercícios cardiovasculares ajudam a controlar o possível ganho de peso e a melhorar a capacidade física reduzida pela doença.
- Melhora a motivação pessoal e a autoestima; aumenta as relações sociais e a empatia; e aumenta o bem-estar da pessoa afetada.
- Consegue reduzir alguns dos sintomas comuns das terapias contra o câncer, como a fadiga. Ao contrário do descanso, o exercício tem os ingredientes ativos necessários para neutralizar essa condição física enfraquecida.
Por isso, vale tudo, desde subir escadas, passear, dançar.