Covid-19. Com a pandemia do coronavírus uma das ações para conter a disseminação do vírus foi a limitação dos horários de bares e restaurantes. Mas um estudo inédito realizado pelos pesquisadores da London School for Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) mostra que obrigar bares e restaurantes a fechar às 22 horas não ajuda a conter a disseminação do vírus, ou seja, tem efeito zero.
Estudo sobre medidas restritivas para combater o covid-19
O levantamento apontou por meio de entrevistas com 1.868 pessoas – metade dos entrevistados (50,3%) se encontrou com a mesma quantidade de pessoas que via antes da implantação da restrição de horários, enquanto 25,6% viu menos pessoas e 24% viu mais pessoas.
Como conclusão, os pesquisadores afirmaram que:
““não há indicativo de que o fechamento de restaurantes e bares às 22 horas reduziu o número médio de contatos”
Outro dado revelado é que para jovens com menos de 30 anos as medidas foram ainda menos eficazes porque eles continuaram vendo mais pessoas que antes.
A pesquisa levanta essa questão se realmente medidas tão restritivas podem inibir o aumento do vírus. Claro que o distanciamento deve ser evitado, mas se muitos não irão aos bares e restaurantes provavelmente irão se encontrar em outros locais.