Conforme os cientistas conduzem novos estudos relacionados ao Covid-19, estamos aprendendo mais e mais sobre todos os danos que ele causa. Ao longo desses quase 11 meses de pandemia, os cientistas vem descobrindo mais questões sobre a Covid-19.
O objetivo da publicação não é alarmar as pessoas, por isso também são necessárias mais pesquisas. Acompanhe o que revelou o estudo com 84 mil pessoas.
Estudo revela declínio cognitivo em pacientes recuperados por Covid-19
Agora, pesquisadores do Imperial College London descobriram que os pacientes que se recuperaram do Covid-19 também sofrem de tal declínio cognitivo que seu quociente de inteligência (QI) cai em média 8,5 pontos, semelhante a se o cérebro tivesse envelhecido 10 anos .
O estudo liderado pelo Dr. Adam Hampshire analisou os resultados de testes cognitivos realizados em 84.285 pessoas recuperadas do novo coronavírus, muitos dos quais mostraram “déficits cognitivos significativos”.
“Nossas análises estão alinhadas com a possibilidade de consequências cognitivas crônicas de ter Covid-19”, observa o estudo , ainda não revisado por pares . “Pessoas que se recuperaram , incluindo aquelas que eram assintomáticas , exibiram déficits cognitivos significativos.”
De início, os testes cognitivos medem quão bem o cérebro executa diferentes tarefas e são usados principalmente para avaliar pacientes com Alzheimer.
Dessa forma, como o estudo mostrou, o declínio foi pior para pacientes hospitalizados por causa da doença, mostrando um declínio de 10 anos nas funções cerebrais em pessoas entre 20 e 70 anos.
Mais estudos são necessários
Portanto, especialistas apontam que, mesmo assim, resta saber se esse dano é permanente nos sobreviventes da doença e se é gerado pelo ataque da doença, pela falta de oxigênio no cérebro ou pelo processo de intubação nos casos mais graves.
No entanto, a questão não é alarmar o público, já que essas descobertas não são inteiramente confiáveis, uma vez que não compararam as pontuações antes e depois, e envolveram um grande número de pessoas que relataram ter covid-19, mas não deram positivo no teste.
À medida que os pesquisadores buscam compreender melhor o impacto de longo prazo do coronavírus, será importante investigar mais a fundo até que ponto a cognição é afetada nas semanas e meses após a infecção e se ocorre dano permanente em algumas pessoas para a função cerebral.
Sem dúvida é uma voz de alarme, mas há muito o que estudar e não alarmar aqueles que tiveram a doença.