São sentimentos de medo, angústia e ansiedade que as pessoas vivenciam tanto devido ao segundo pico da pandemia causada pela Covid-19 quanto por causa do teste.
Esperar pelos resultados para saber se você tem o vírus ou mesmo tirar a amostra pode ser um momento difícil para muitos.
Lembre-se que uma vez realizado o teste, enquanto aguarda o resultado, você deve se manter isolado para evitar ser fonte de contágio e contribuir para a contenção do vírus , portanto durante este tempo também será necessário estar atento aos seus sentimentos e emoções e tente concentrar sua mente em coisas positivas que permitem que você se divirta.
Da mesma forma, se o seu resultado for negativo, lembre-se que você não está isento do fato de que em algum momento poderá ter o vírus, portanto, deve-se manter todas as medidas de biossegurança.
Se, por outro lado, você ou algum familiar tiver resultado positivo para o vírus, lembre-se que, desde que não haja complicações, você deve permanecer em casa isolado.
Dicas que podem ajudar
Fique calmo: ter o vírus não significa que você vai ficar doente, na verdade, seu corpo pode não apresentar nenhum sintoma, então tente ocupar sua mente com outra coisa; ler, praticar passatempos como caça-palavras, assistir a uma série de que você gosta ou fazer qualquer outra atividade dentro do seu quarto, ou em casa se você mora sozinho, que permite que você se divirta.
Cuide da sua saúde mental: lembre-se que se sua saúde mental for boa, é possível evitar doenças físicas causadas pelo estresse, como dores de cabeça, pescoço ou costas. Além disso, reconheça os sinais e sintomas que podem indicar que você está tendo um episódio de ansiedade, como aumento da frequência cardíaca, respiração acelerada, sudorese e tremores, e implemente técnicas de respiração e relaxamento.
Realize terapias de respiração e relaxamento: quando tiver um ataque de ansiedade, recorra a terapias direcionadas, por exemplo, mindfulness , que você pode encontrar na internet ou mesmo em aplicativos móveis. Este tipo de relaxamento o ajudará a controlar sua respiração, diminuir os níveis de ansiedade e focar sua atenção no que está acontecendo em sua mente e corpo.
Dormir bem: é preciso priorizar o descanso e entender que dormir bem é uma necessidade fundamental. Para isso, desconecte-se das telas, tanto do celular quanto da televisão, meia hora antes de dormir. Além disso, estabeleça horários para ir para a cama bem antes da meia-noite porque, nessas primeiras horas, o cérebro produz o hormônio do crescimento, que é fundamental para restaurar e regenerar as células.