Dez dias após suspender o uso de hidroxicloroquina em pacientes testados positivamente com Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que retomará, a partir desta quarta-feira (03), os protocolos envolvendo a substância.
Durante uma coletiva de imprensa, realizada na tarde de hoje, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização, explicou a razão da retomada.
“Como vocês sabem, na última semana o Grupo Executivo dos Testes de Solidariedade decidiu suspender o ramo de testes com hidroxicloroquina por preocupação no uso da droga. Essa foi uma decisão de precaução. Com base nos dados disponíveis, os membros recomendaram que não há razões para suspender o protocolo de testes”, concluiu.
Inicialmente, os testes serão reservados para 3.500 pacientes em 35 países.
Na última segunda-feira (01), o governo dos Estados Unidos enviou 2 milhões de doses de hidroxicloroquina ao Brasil. A medida norte-americana foi justificada como uma ‘demonstração de solidariedade’ entre as nações. Além disso, o Ministério das Relações Exteriores anunciou um esforço de pesquisa entre Brasil e EUA.