A plataforma de mídia social chinesa WeChat informou na quinta-feira, 20, que autoridades no Peru e no Marrocos aprovaram os ensaios clínicos da fase 3 para uma vacina potencial contra a Covid-19.
A vacina experimental foi desenvolvida pelo China National Biotec Group (CNBG) e já recrutou mais de 15 mil voluntários nos Emirados Árabes Unidos – também em fase três. Bahrein também recebe a fase de estudos, com cerca de 6 mil pessoas.
No Peru, o teste está previsto para iniciar na próxima segunda-feira, 24, em 6 mil voluntários. Além da vacina desenvolvida pela CNBG, o país também recebe negociações de outros fabricantes para testar uma potencial vacina vetorizada por adenovírus – desenvolvida pela CanSino Biologics.
De acordo com o especialista em vacinas, Tao Lina, a realização dos testes em vários países pode acelerar o processo no combate ao coronavírus. Podendo, inclusive, encontrar resultados em um mês.
“O objetivo é ter um grande número de participantes nos testes de fase 3, então, ter testes em vários locais e de forma simultânea significa economizar tempo”, explicou.
Vacinas de seis desenvolvedores estão na fase 3 em todo o mundo. De acordo com a OMS, cerca de 30 vacinas experimentais estão sendo realizados em humanos.