Brasileiro presidente da Nissan é preso no Japão

Brasileiro presidente da Nissan é preso no Japão

Executivo brasileiro é diretor também da Renault. Ele estava sendo investigado pela Nissan.

DA REDAÇÃO – O brasileiro, ex-CEO e presidente da montadora Nissa, Carlos Ghosn, foi preso na manhã desta segunda-feira (19), em Tóquio, no Japão, sob suspeita de corrupção. Ele teria fraudado informações sobre suas receitas, segundo algumas fontes de notícias locais.

A empresa japonesa teria feito uma investigação interna nos últimos meses sobre a conduta do executivo brasileiro e também do diretor Greg Kelly e deram conta que os dois estariam escondendo os valores reais de ganhos na Bolsa de Valores de Tóquio. “Os valores reportados pelos executivos durante muitos anos eram menores do que os reais ganhos deles na Bolsa de Valores de Tóquio”, disse a moradora em um comunicado.

De acordo com o jornal The Japan Times ainda há indícios de que Ghosn teria usado bens da montadora em benefício próprio. “”Além disso, se tratando de Ghosn, numerosos outros atos de conduta errônea foram descobertos, como uso pessoal dos ativos da companhia. A Nissan está forrnecendo informação aos promotores públicos do Japão e está cooperando com as investigações”, disse a nota da empresa.

Um porta-voz da Nissan disse que a empresa estava checando a reportagem. Porta-vozes da Renault e da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi não retornaram os pedidos de comentário. Hiroto Saikawa, presidente-executivo da Nissan, declarou à imprensa japonesa que as alianças não serão afetadas.

BRASILEIRO DE PORTO VELHO
Brasileiro, natural de Porto Velho (RO), Carlos Ghosn foi presidente da montadora japonesa entre 2001 e 2017. Ele deixou o cargo no ano passado para cuidar das parcerias com Renault e Mitsubishi, montadora que foi adquirida após passar por escândalos de fraude e na qual ele era membro do conselho. Apesar disso permaneceu como presidente do conselho na Nissan. Um raro executivo estrangeiro no topo da carreira no Japão, Ghosn é bem visto por ter tirado a Nissan da beira da falência.

 

Paulo Sergio
ADMINISTRATOR
PROFILE

Carousel

Deixe um comentário

Seu email não será compartilhado em nenhuma hipótese! Algumas areas serão necessárias preenchimento *

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Últimos

Autores

Videos

English EN French FR German DE Italian IT Portuguese PT Spanish ES