A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou hoje (16) o uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos, que podem finalmente ser incluídas na campanha nacional de vacinação.
A aprovação do uso da primeira vacina no Brasil para menores de 11 anos foi anunciada pela direção da Anvisa após reunião virtual e a resolução será publicada hoje em edição extraordinária do Diário Oficial da União.
Apesar da aprovação do regulador, o Ministério da Saúde brasileiro não anunciou até o momento quando começará a vacinar menores dessa idade ou se terá doses suficientes de Pfizer para incluir todos na campanha ou terá que adquirir mais vacinas da este laboratório.
A decisão da Anvisa incluiu o Brasil na lista dos menos de 15 países que já autorizaram a vacinação em menores de 12 anos.
Os líderes do regulador concluíram que a vacina é segura e eficaz em crianças menores de 11 anos.
Segundo estudos da Pfizer, além de segura, a vacina é 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças entre 5 e 11 anos.
Segundo o órgão regulador, cuja decisão foi aprovada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), as vantagens da vacinação infantil superam os possíveis riscos.
Na quarta-feira, o laboratório que produz a vacina chinesa Sinovac no Brasil voltou a solicitar autorização do regulador brasileiro para usá-la em crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos no país, após uma primeira rejeição.