Alvo de racismo, Neymar pode receber até sete jogos de suspensão por acertar um tapa em Álvaro González. Nesta segunda-feira, 14, o PSG divulgou uma nota oficial de apoio ao brasileiro.
Durante o duelo entre PSG e Olympique, no último domingo, 13, Neymar acusou Álvaro González de injúrias raciais. De acordo com o camisa 10, o espanhol teria o chamado de ”macaco filha da p…”. O brasileiro devolveu a ofensa com agressão física e foi expulso de campo, após análise do VAR.
Há alguma punição – justa – ao acusado? Se a tecnologia foi usada para analisar a reação de Neymar, por que a mesma não serviu para punir a covardia do espanhol? Há, sim, que se cobrar consequências reais às injurias raciais.
De qualquer forma, depois da partida, Neymar, ciente de seu papel na luta contra o racismo, usou as redes sociais para reforçar a acusação e demonstrar sua revolta.
Único arrependimento que tenho é por não ter dado na cara desse babaca
— Neymar Jr (@neymarjr) September 13, 2020
VAR pegar a minha “agressão” é mole … agora eu quero ver pegar a imagem do racista me chamando de “MONO HIJO DE PUTA” (macaco filha da puta)… isso eu quero ver!
E aí? CARRETILHA vc me pune.. CASCUDO sou expulso… e eles? E aí ?— Neymar Jr (@neymarjr) September 13, 2020
Álvaro, por sua vez, se defendeu negando qualquer episódio semelhante em sua carreira e aproveitou para postar uma foto ao lado de jogadores negros do Olympique. Sem ser informado, é claro, de que isso não prova absolutamente nada.
Nesta segunda-feira, 14, o PSG demonstrou apoio ao camisa 10 e disse que “não há lugar para o racismo na sociedade, no futebol ou nas nossas vidas” e pediu para que todos ”se manifestem contra todas suas manifestações em todo mundo”.